Futuro do ERP: falta de profissionais capacitados já é um desafio

Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

A Forbes elencou aspectos em que o futuro do ERP está caminhando e algumas das tendências para os próximos anos: Integração Humano-ERP, softwares substituindo o esforço manual, maior compreensão a respeito da Inteligência Artificial, e a implantação em massa de ferramentas SaaS.

Nesse cenário evolutivo, um dos principais desafios é a falta de mão de obra qualificada para operar essas novas ferramentas de maneira eficaz, utilizando todo seu potencial. Uma pesquisa recente da Gartner mostrou que executivos já estão vendo a escassez de talentos como a barreira de adoção mais significativa para 64% das tecnologias emergentes.

Continue a leitura e entenda o que o futuro do ERP estará demandando desses profissionais e conheça estratégias para superar esse obstáculo.

3 habilidades que são esperadas do profissional de ERP nos próximos anos

Além da evolução do ERP, a Cox-Little & Company destaca que o futuro da contratação de profissionais que atuam com essas plataformas também passará por mudanças significativas. Entre elas, as empresas deverão priorizar consultores que possuam técnicas em:

  1. E-commerce: o setor de comércio eletrônico aumentou em 75% na pandemia, de acordo com pesquisa da MasterCard, e indústrias de ERP já estão implantando integrações com E-commerce.
  2. Internet das Coisas (IoT): Segundo a Fortune, o tamanho do mercado global da Internet das Coisas foi de US $250,72 bilhões em 2019 e deve chegar a US $1.463,19 bilhões até 2027. Para a Cox-Little, até o fim de 2022, a integração da IoT será visível em todo o mercado de software ERP e se tornará uma habilidade premiada na contratação.
  3. Armazenamento em nuvem: O estudo da Deloitte mostra que, com as soluções em nuvem, organizações podem se adaptar a condições de constante mudança com agilidade, escalabilidade, estabilidade e opcionalidade. De acordo com a Cox-Little, fornecedores ERP já estão trabalhando para desenvolver aplicativos móveis com recursos de plataforma cruzada, e essa otimização impulsionará a adoção do software ERP em nuvem e criará um grupo maior de profissionais de ERP para contratar.

3 dicas para lidar com a falta de profissionais

O futuro do ERP enfrentará, além da falta de mão de obra, a competitividade. A Gartner revela que 91% dos líderes de RH pesquisados estão preocupados com a rotatividade de funcionários no futuro, além de que mais de 50% de seus funcionários contratados nos últimos 12 meses receberam, ao menos, duas ofertas de emprego. Então, para captar mais talentos e mantê-los, a consultoria sugere três movimentos estratégicos:

  1. Ajudar os funcionários a refletirem sobre as oportunidades de suas carreiras: Orientá-los com base em interesses pessoais e oportunidades de crescimento, e alinhá-los com os planos de desenvolvimento da empresa pode ser significativo na retenção desses talentos. 
  2. Contratar pelo potencial, e não apenas pela experiência: Considerar quais habilidades a organização mais precisa para ter sucesso no futuro pode ser uma das alternativas para desenvolver um time de base eficiente e consolidado.
  3. Alinhar flexibilidade às necessidades do funcionário e do trabalho: Em um cenário competitivo, oferecer diferentes formas de flexibilidade – horário e local de trabalho ou duração da semana de trabalho – pode ser uma estratégia eficiente.

Fábio Túlio, Diretor de Soluções da Sankhya, comentou, no evento ERP Summit 2022, que, com a dificuldade para se encontrar pessoas qualificadas, o futuro do ERP exigirá que as empresas concedam mais independência aos profissionais se quiserem tê-los em seu time:

“Quem aqui não está com dificuldades de contratar? O modelo de trabalho híbrido é acirrado na área de tecnologia. O poder estava nas mãos das empresas até então, mas atualmente, é o contrário. Precisamos dar autonomia a eles. O novo profissional está muito mais engajado pelo propósito. Hoje, combinar esse desejo com a necessidade do mundo contemporâneo é a receita do sucesso no recrutamento e na seleção.”

Leia mais sobre como modernizar a área financeira e outras tendências da tecnologia no nosso e-book exclusivo.

Nova call to action

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Veja também