Gestão do compliance: conheça ferramentas que auxiliam as empresas

Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

O termo compliance ficou famoso no mundo corporativo e passou a ser importante o suficiente para não ficar só no papel.

Compliance é a área responsável por monitorar o cumprimento das leis e princípios éticos que regulam o funcionamento das empresas. Por isso a gestão do compliance é um dos pilares de uma boa governança.

Para se ter uma ideia da importância dessa prática, uma pesquisa da International Finance Corporation, realizada em 2010, apontava que 55% dos investidores estariam dispostos a pagar um prêmio de 10% pelas ações de uma empresa com alto nível de governança, elevado grau de transparência e respeito aos acionistas minoritários.

As exigências no cenário corporativo para a implementação de ferramentas de compliance aumentam no mundo todo. No Brasil ocorreram mudanças significativas a partir de 2013, com a edição da Lei 12.846/2013 – a chamada “Lei anticorrupção”.

Essa lei demonstrou ser essencial aprimorar o controle dos atos praticados pelas empresas. Além de prever que os representantes dos conselhos corporativos respondam civil e criminalmente por descumprimentos da norma.

Apesar disso, o Brasil ainda tem um baixo investimento em compliance, o que traz sérias consequências. A desobediência às normas legais de atuação corporativa pode afetar a saúde financeira e a reputação organizacional das empresas, inclusive refletindo desfavoravelmente no valor das ações de negócios listados na bolsa de valores.

O uso da tecnologia para implementação de programas de ética e compliance faz toda a diferença no processo de adequação às normas e obediência à legislação. Isso torna o processo de tomada de decisões corporativas mais simples, seguro e transparente.

Auditoria centralizada

Ter todas as informações que serão usadas para a auditoria centralizadas em uma única plataforma evita a duplicação e incoerência de dados. O armazenamento inteligente permite a aplicação do conteúdo dos arquivos da melhor maneira, possibilitando o acesso apenas de pessoas autorizadas.

Com isso auditores internos e externos podem consultar a trilha de negociações financeiras, gerando relatórios com mais facilidade e descomplicando análises úteis em processos jurídicos.

Como resultado, essa centralização aumenta a visibilidade, o controle e segurança das informações, ajudando na manutenção do compliance financeiro e corporativo.

Gerenciamento de processos de negócios

Trata-se de uma ferramenta muito usada na tecnologia bancária para automatizar funções básicas e rotineiras, mas que também atua como medida de proteção contra violações de conformidade.

Esse gerenciamento permite o estabelecimento de regras de negócios e fluxos de trabalho, facilitando a detecção de atividades incomuns e possíveis transações ilegais. Também é possível prevenir vazamento de dados confidenciais ou qualquer outra atividade fora da regulamentação.

Governança integrada

Uma ferramenta que integre diversos relatórios e controles, capaz de alertar automaticamente os departamentos acerca da necessidade de analisar transações que possam violar regras pré-definidas, é outro instrumento importante para a manutenção do compliance em finanças.

Para isso, é interessante usar uma plataforma que unifique a transmissão e gerenciamento de dados da empresa.

A combinação da visibilidade centralizada de todas as movimentações em tempo real juntamente com o monitoramento das atividades, o fluxo de trabalho integrado e acessível remotamente permitirá o controle de todas as ações realizadas pelo departamento financeiro da empresa. Assim é possível a indicação dos destinos e dos tipos de fechamento de negócios de forma clara e objetiva.

Plataformas para gestão do compliance

A implantação de uma tecnologia com controle do tráfego de informações para o banco de dados da companhia exerce papel chave em uma política de maior transparência e que trabalhe em prol da conformidade.

Nesse sentido, essa tecnologia pode garantir desde o arquivamento de todas as transações até o cumprimento de regras de negócios e de normas legais. Do mesmo modo que protege as empresas da aplicação de penalidades, de desgastes de imagem e ações judiciais, evitando ainda problemas com a fiscalização.

Certamente o uso de ferramentas de compliance é uma estratégia corporativa fundamental para uma atuação preventiva quanto a eventuais desvios. Assim é possível a redução de riscos de continuidade, o que influenciará no valor da companhia perante o mercado financeiro e de ações.

Ou seja, trata-se de um trabalho focado na transparência que protege o capital dos acionistas e pode atrair novos investidores e parcerias

O Accountfy oferece ferramentas que auxiliam na gestão do compliance, colaborando com o departamento financeiro e protegendo a corporação das complicações que a inadequação às normas pode provocar.

Dentre as funcionalidades da plataforma, estão o acompanhamento de diversas unidades de negócio ou filiais em um só dashboard. Como resultado há o acesso rápido aos dados de performance corporativa para fins de análise, customização das demonstrações financeiras e acompanhamento de resultados de forma consolidada.

Dessa forma, Ao permitir a criação de alertas customizados para os KPI´s mais relevantes de cada negócio – como redução do volume de vendas, aumento de gastos com folha de pagamento e redução de receitas extraordinárias -, a plataforma Accountfy avisa os gestores para verificarem as ocorrências que saíram dos parâmetros pré-definidos. Assim é possível a identificação da origem das distorções, a análise e adequação das medidas praticadas, melhorando o compliance.

Quer saber mais sobre o Accountfy? Fale com um especialista.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Veja também