ONGs recebem apoio de plataforma digital para a gestão financeira

Tempo aproximado de leitura: 3 minutos

A gestão financeira é parte essencial de qualquer negócio, isso não muda no caso das ONGs. Mas ao contrário de grandes empresas, essas organizações nem sempre contam com recursos para distribuir aos setores operacionais, muitas vezes dependendo do trabalho de voluntários. Com isso em mente, o Accountfy, plataforma SaaS para a gestão de performance corporativa, fechou parceria com os Institutos Órizon e Reação para oferecer a sua plataforma gratuitamente.

Para Karina Blanck, gerente geral do Instituto Órizon, é cada vez mais importante ter transparência nos reportes, principalmente quando se lida com doações. “Com a Sociedade Civil mais consciente e atenta às questões sociais, as ONGs estão se profissionalizando e buscando soluções que contribuam para uma prestação de contas e gestão mais transparentes e eficientes.”

O Instituto Órizon, iniciativa da indústria de private equity, é uma organização não governamental, referência em venture philanthropy no Brasil, e que visa fortalecer as organizações sociais por meio de investimento de capital e competências de gestão. A entidade já utiliza o Accountfy, garantindo mais eficiência, transparência e credibilidade para sua gestão. Desde que o Instituto passou a usar a plataforma, o trabalho da área foi simplificado. “A partir da centralização de informações, conseguimos levar mais transparência e tranquilidade para o conselho e para os doadores”, afirma Karina.

O Instituto Reação, por sua vez, promove o desenvolvimento humano e a integração social por meio do esporte e da educação. Criado em 2003 pelo medalhista olímpico Flavio Canto, seu técnico, Geraldo Bernardes, e amigos, a ONG beneficia mais de duas mil crianças, adolescentes e jovens em nove pólos no Rio de Janeiro e em Cuiabá. “Com o Accountfy, conseguimos extrair as informações contábeis/gerenciais de uma única base de dados, padronizar relatórios e linguagem, dando mais transparência e confiabilidade aos nossos parceiros”, diz José Candido Muricy, gerente de gestão do Instituto Reação. A aproximação entre a empresa e a instituição aconteceu por meio de um de seus investidores.

A importância da gestão financeira para ONGs

Para o Accountfy, é importante apoiar iniciativas como as do Instituto Órizon e do Instituto Reação, auxiliando em suas operações financeiras enquanto elas se concentram em suas atividades sociais. “Oferecemos a nossa plataforma para que essas instituições melhorem a gestão de suas áreas financeiras e possam, assim, trabalhar com mais agilidade e eficiência”, afirma Goldwasser Pereira Neto, CEO do Accountfy. A empresa acaba de firmar mais duas parcerias, com a Rede Cruzada e o Instituto Ronald McDonald.

Há 22 anos, o Instituto Ronald McDonald atua para aumentar as chances de cura de crianças e adolescentes com câncer em todo o país. A meta da organização é alcançar 80% de chances de cura, como nos países com alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Atualmente, no Brasil, a média de chances de cura é de 64%. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, o Inca, essa ainda é a doença que mais mata na faixa etária de 1 a 19 anos. A cada hora, no Brasil, surge um novo caso de câncer em crianças e adolescentes. 

“Toda ajuda é muito importante para contribuir com o nosso propósito: ajudar a aumentar as chances de cura e promover a qualidade de vida de crianças e adolescentes com câncer no país, construindo um futuro melhor para todos. Mesmo em tempos difíceis e incertos como o que vivemos com a pandemia, precisamos ser resilientes e reforçar ainda mais o nosso propósito. Juntos somos mais fortes e vamos ainda mais longe aproximando famílias da cura do câncer infantojuvenil”, afirma Francisco Neves, superintendente do Instituto Ronald McDonald.

Nova call to action

Conteúdo
    Pesquisar

    Principais assuntos

    Add a Comment

    Your email address will not be published. Required fields are marked *

    sete − um =

    Veja também