Plataformas de ERP se tornam aliadas nas transações bancárias

Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Plataformas de ERP têm ajudado a combater alguns dos problemas existentes nas transações bancárias, tais como ineficiências operacionais e burocráticas, além de contribuir com a autonomia das empresas e na avaliação das taxas, de acordo com Diego Bassan, Gerente Comercial no PJBank, em palestra para o ERP Summit 2022.

Com novas regras para transações bancárias impostas pelo Banco Central sobre TEDs, transferências intrabancárias, boletos e cartões de débito, afetando pagamentos em geral, a adoção de tecnologia em pagamentos B2B atingiu um novo nível.

Além disso, a pandemia da Covid 19 acelerou o ritmo dos avanços e foi possível ver uma mudança significativa em direção a pagamentos eletrônicos e automação de pagamentos.

Agora, com a entrada do Open Banking, as plataformas de ERP passaram a incorporar soluções em pagamentos e participar da contratação de produtos bancários. Entenda mais nos próximos parágrafos.

Como plataformas de ERP têm auxiliado a área financeira através do Open Banking

Segundo Bassan, o Open Banking permitiu uma gestão de ponta a ponta dentro das plataformas de ERP, abrindo possibilidade para que instituições financeiras ofereçam produtos e serviços personalizados na própria ferramenta, facilitando movimentações bancárias. O Portal ERP mostra quatro benefícios:

  • Visão agregada das contas: O ERP hoje pode consolidar dados de múltiplas contas em diversos bancos simultaneamente, auxiliando na consulta de movimentações e no gerenciamento de entradas e saídas, por exemplo.

  • Atualizações em tempo real: A atualização feita via API dentro do ERP permite uma visualização instantânea de seus efeitos, auxiliando na tomada de decisões e na conformidade das informações, o que tem facilitado a rotina da área financeira, que não mais precisa baixar e carregar arquivos manualmente.

  • Realização de pagamentos: Facilitando processos de conciliação e possibilitando uma visão unificada de pagamentos e saldos, o ERP pode gerá-los diretamente via API e carregá-los na plataforma do banco, além de possibilitar o encadeamento, quando há necessidade de agrupar recursos de várias contas para realizar um pagamento.

  • Escolha das melhores taxas e condições: Com o Open Banking permitindo o compartilhamento de informações entre partes interessadas, é possível ter acesso amplo e automático às ofertas de produtos e serviços financeiros através do ERP, de acordo com a necessidade da empresa.

ERPs com novas funcionalidades estão surgindo no mercado 

E a tendência é que mais plataformas de ERP com esses serviços surjam. Segundo o relatório 2022 AFP Payments Cost Benchmarking Survey, o uso de cheques comerciais está diminuindo, e o número de empresas que planejam automatizar pagamentos está crescendo.

Esse aumento revela uma oportunidade emergente para as empresas fornecedoras de ERP, que estão vendo recursos de pagamento como nova funcionalidade a ser ofertada aos seus clientes, com grande potencial competitivo. 

Segundo artigo da Mercator Advisory Group, a automação de billing e pagamentos já é um mercado concorrido, com ao menos 100 provedores, mas ainda sem um player dominante, abrindo espaço para novos entrantes com ideias ainda mais inovadoras.

Para a consultoria, a integração das plataformas de ERP ainda tem ajudado empresas não só no pagamento como também no recebimento, já que possibilita aumentar o número de fornecedores que optam por pagar através de métodos digitais, como cartão de crédito virtual, por exemplo.

Nova call to action

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Veja também