Conhecer a Plataforma

Transformação digital da gestão financeira auxilia varejistas


O varejo no Brasil atingiu, em julho, o quarto mês seguido de crescimento de vendas, batendo recorde da série histórica que se iniciou em 2000. Em comparação com 2020, o mês de julho teve crescimento de 5.7% nas vendas segundo os dados do IBGE. Os players do setor tem estado cada vez mais otimista com o cenário, especialmente agora, com a reabertura dos comércios físicos e maior flexibilização do isolamento social.  

Nesse cenário, a gestão financeira rápida, ágil e de qualidade se torna cada vez mais estratégica para garantir que esse sucesso de vendas esteja refletido nos resultados operacionais da empresa. A gestão de informações contábeis é essencial para garantir uma operação de sucesso e impulsionar as vendas durante os períodos de maior movimentação do comércio.

Além disso, mesmo com o crescimento das áreas financeiras investindo em transformação digital, ainda é comum que empresas  utilizem planilhas atualizadas manualmente para a gestão dos KPIs financeiros, o que torna o processo lento e pouco eficiente, além de ter uma alta probabilidade de falhas

Transformação digital e plataformas SaaS

Para ajudar players desse setor a vencer desafios de gestão, o Accountfy oferece uma plataforma SaaS de gestão de desempenho corporativo para que clientes gerem demonstrações financeiras de forma automatizada, acompanhe KPIs com dashboards personalizados , tenham previsibilidade sobre receitas, despesas e investimentos, e avalie seu desempenho financeiro.

“Além de automatizar processos e trazer agilidade para o dia a dia dos controllers, plataformas de gestão de performance, ou CPMs,  são  capazes de dar uma visão financeira do negócio clara e unificada, economizando tempo e permitindo que a área financeira tome decisões mais estratégicas”, explica João Mano, COO e cofundador do Accountfy.

Com processos automatizados, as principais informações sobre a saúde financeira da empresa são centralizadas em uma única plataforma, permitindo que os gestores tenham melhor visibilidade de gastos e consigam prever com mais precisão futuros balanços. 

Para os tomadores de decisão, também é importante que os reportes produzidos sejam claros e detalhados, garantindo que as áreas internas do negócio estejam alinhadas. A plataforma do Accountfy permite que demonstrações financeiras, como a consolidação, estejam em dia, além de manter informações para auditorias sempre atualizadas e prontas para apresentação. 

Mas, por mais eficiente que seja a plataforma utilizada pela empresa, é importante implementar uma forte cultura orçamentária para evitar gastos desnecessários e alinhar todos os colaboradores em um único propósito. Para que isso aconteça, João Mano recomenda que todos os membros do time sejam treinados para olhar para a gestão financeira do negócio como pilar fundamental da estratégia do negócio.



Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *