Karolina Reis, gerente de controladoria da Agasus, conta seus principais desafios durante operações de aquisição e consolidação de grupos econômicos
Mesmo com a tendência de declínio do mercado durante a pandemia, a Agasus duplicou de tamanho, tanto em número de funcionários quanto em faturamento, impulsionado pelo modelo de trabalho remoto adotado pela maioria de seus potenciais clientes. Com sede em São Paulo, atende clientes em todo território nacional disponibilizando modalidades de locação de curto a longo prazo para equipamentos de TI, especialmente desktops, notebooks, tablets e smartphones, sendo considerada a principal empresa de full outsourcing de hardware e venda de equipamentos seminovos no mercado nacional desde o ano 2000.
No portfólio de negócios, a Agasus soma mais de 110 mil ativos em locações. Em fase de expansão, a companhia conta com certificação ISO 9001 e ISO 14001, sistema SAP, auditoria anual por Big Four e governança corporativa.
Segundo a PwC, entre os meses de janeiro a novembro, o Brasil bateu recordes nos números de fusões e aquisições. Os motivos são a recuperação acelerada da economia e também as oportunidades de mercado para empresas que se beneficiaram do cenário atual, como a Agasus.
Hoje ela conta com dois CNPJs: o próprio e o da compra da JRI Informática, empresa de revenda de equipamentos seminovos. Essa aquisição aumentou a sinergia do negócio e promoveu uma economia circular. Entretanto, os desafios desse tipo de operação são muitos e o Accountfy ajudou na centralização e consolidação dos dados financeiros de ambas.
Os processos da contabilidade e controladoria diferem de empresa para empresa e, em uma aquisição, o principal desafio é alinhar e padronizar os processos e dados financeiros.
Mesmo com sistemas contábeis diferentes, a Agasus conseguiu centralizar as informações no Accountfy. Karolina Reis, gerente de controladoria da Agasus, conta que sua rotina ficou muito mais fácil utilizando uma plataforma que, ao subir os dados contábeis, consegue ver as informações filtradas por empresa e consolidadas, além de fazer eliminações, ajustes gerenciais e definir a equivalência patrimonial.
Com o crescimento da empresa, outra preocupação foi a curva de aprendizado dos funcionários para utilizar o potencial completo do Accountfy, Karolina diz que foi muito rápida, pois a plataforma foi pensada para o time financeiro, e que as principais dificuldades foram relacionadas aos alinhamentos dos processos da empresa.
Em 2019 a Agasus foi comprada por um fundo de investimentos, o que preparou a empresa para o crescimento do ano seguinte. E para uma boa relação com os investidores, todas as rotinas de apresentações de resultados já acontecem no Accountfy, desde da montagem do book até o controle de acesso dos diretores e acionistas na plataforma, simplificando os processos que antigamente eram estressantes e manuais.
Devido às mudanças recorrentes das perspectivas econômicas e financeiras, outra funcionalidade que a empresa utiliza é a criação de diferentes cenários dos orçamentos, nos quais têm a liberdade de criar revisões não-oficiais ou considerando indicadores diferentes.
A Agasus aposta na continuidade do modelo home office para manter os investimentos na melhoria de seus serviços. Para isso precisam de uma estrutura financeira robusta e o Accountfy acompanhará seu crescimento, suportando as melhores análises de seus resultados.
Agende uma demonstração personalizada para sua empresa