Conhecer a Plataforma

CASE DE SUCESSO

Veja como a XP Inc. utiliza o Accountfy para analisar as informações financeiras e reportá-las aos stakeholders

Bernardo Ferreira, coordenador de reporting, uma das células da controladoria do grupo XP Inc., e os analistas Luiz Filipe Gonçalves e Amanda Oliviero falam sobre a experiência com o Accountfy na análise e apresentação de resultados financeiros.

Accountfy

Sobre a XP Inc.

A XP Inc. é uma empresa global de serviços financeiros focada em democratizar o acesso ao mercado de capitais e oferecer soluções que melhorem as finanças de milhões de brasileiros. Fundada em 2001, a XP Inc. iniciou as suas operações como uma corretora de valores independente, com uma forte cultura de educação financeira. 

Ao longo dos anos, a empresa expandiu suas atividades para outras áreas, como gestão de patrimônio, previdência privada, seguros, conteúdo, educação e banco digital. A companhia foi listada na bolsa de valores dos Estados Unidos, a NASDAQ, em 2019. Na ocasião, ela captou cerca de US$1,96 bilhão. 

Até o momento, a XP Inc. lidera o mercado brasileiro, com 3,9 milhões de clientes e R$946 bilhões em ativos de clientes. Ela tem se destacado por sua abordagem tecnológica, sendo reconhecida como a empresa mais inovadora do país no setor de serviços financeiros na 8ª edição do Prêmio Valor Inovação Brasil 2022.

Conformidade regulatória e segurança na análise financeira

Por se tratar de uma companhia com ações negociadas na NASDAQ, a XP Inc. deve atender alguns requisitos da Lei Sarbanes-Oxley (SOX), a fim de garantir a transparência e a governança corporativa.

Amanda Oliviero, analista de reporting da XP Inc., explica que para cumprir essa exigência do mercado americano,“a empresa precisou automatizar os processos e ter o máximo de segurança dos controles internos”

Inicialmente, a XP Inc. utilizava outro sistema para consolidar as suas informações financeiras, contudo a solução não comportava todas as particularidades da companhia.   Diante desse contexto e após alguns testes iniciais, a XP Inc. identificou no Accountfy uma ferramenta segura, flexível e fácil de manusear. 

Para Amanda, “ser uma plataforma SaaS, com uma interface simples de trabalhar, que oferece total controle no processo de implementação aos usuários, foram pontos decisivos na escolha”.

Busca por autonomia e transparência

O Accountfy visa simplificar e otimizar a gestão financeira das empresas, sendo acessível a profissionais com diferentes níveis de habilidade e conhecimento em tecnologia, contabilidade e finanças. 

Bernardo Ferreira, coordenador de reporting, explica que o “Accountfy é uma ferramenta user friendly em comparação a outros sistemas”. Para ele, “a plataforma é bastante visual e intuitiva, proporcionando independência para os usuários”. 

Luiz Filipe Gonçalves, analista de reporting, complementa que “através da plataforma, os stakeholders da XP Inc. também conseguem acessar, extrair e compartilhar todas as informações financeiras sem ter que recorrer ao time”.

Como o software foi projetado para ser personalizável, os usuários e stakeholders conseguem ajustá-lo com facilidade para atender às suas necessidades específicas.

“Antes, quando precisávamos implementar qualquer ajuste inerente à consolidação, era necessário ter o suporte de um programador. Com o Accountfy, conseguimos caminhar com nossas próprias pernas.”
Bernardo Ferreira – Coordenador de reporting da XP Inc.

Agilidade nas análises e consolidação dos resultados

Na visão do coordenador de reporting da XP Inc., “a ferramenta potencializa o poder de análise do time, deixando o processo mais eficiente”.

“Entender uma variação de saldo mês contra mês, por exemplo, era algo mais complexo. Agora, com todas as informações no Accountfy, é possível extrair um relatório completo com apenas um clique”, destaca Ferreira.

O controle de acesso é outro diferencial da plataforma. Com ele, os stakeholders visualizam apenas as informações financeiras relevantes para a sua área. Isso contribui com a segurança e privacidade dos dados.

Amanda explica que “os stakeholders que precisam de balanços mensais ou trimestrais podem visualizá-los de maneira independente, sem que o time de consolidação tenha que abrir todas as informações do grupo”. 

“O grupo XP Inc. tem mais de 60 empresas e ter a possibilidade de personalizar o acesso aos demonstrativos financeiros foi um ponto relevante na contratação do Accountfy.”
Amanda Oliviero – Analista de reporting da XP Inc.

Monitoramento e apresentações mais confiáveis 

O Accountfy também contribui na identificação de eventuais divergências entre as demonstrações contábeis e relatórios gerenciais, evitando erros nos relatórios gerenciais que possam impactar negativamente a gestão financeira.

“Na XP Inc. essa funcionalidade é primordial, uma vez que ela ajuda a identificar pontos que fogem do padrão. Assim, não precisamos ficar procurando em uma planilha e podemos concentrar os nossos esforços onde é realmente necessário”, ressalta o Luiz Filipe Gonçalves. 

Para a analista Amanda Oliviero, “é mais seguro utilizar um sistema, visto que as auditorias apontam que qualquer informação inserida em uma planilha é passível de falha humana”.

Nesse sentido, Accountfy e XP Inc. trabalham juntas para a automação máxima da checagem das informações e a padronização da apresentação dos resultados.

“Para o futuro, queremos preparar mais demonstrações através da ferramenta. A grande cereja do bolo está em elaborar as peças contábeis e conseguir utilizar a plataforma na apresentação de mais quadros”, explica Bernardo Ferreira, coordenador de reporting da XP Inc.. 

Ele ainda conclui que, “ao longo deste ano, o time de reporting pretende disseminar o uso do Accountfy e empoderar os stakeholders a utilizarem a solução”.

Um time aberto ao diálogo e adepto a melhorias

A XP Inc. é uma empresa que possui um método de consolidação financeira amplo, com muitas particularidades e rápidas mudanças devido ao seu crescimento acelerado. Contar com um time de atendimento que consegue dimensionar esse nível de complexidade foi um fator determinante para a companhia seguir com o Accountfy.

“Mesmo quando estamos em silêncio, com demandas que só dependem de nós, o time de atendimento se faz presente”, diz o analista de reporting, Luiz Filipe Gonçalves. Ele complementa “a plataforma cresce e nós também crescemos como usuários”.

“O Accountfy sempre foi solícito, aberto ao diálogo e abraçou várias sugestões de melhorias da equipe interna da XP.”
Amanda Oliviero – Analista de reporting da XP Inc.

Quer fazer como a XP Inc.?

Agende uma demonstração!

  • 1
    Dados pessoais
  • 2
    Dados da empresa

Utilizamos cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao prosseguir com o envio, você concorda com estas condições.

111

Utilizamos cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao prosseguir com o envio, você concorda com estas condições.