Entenda porque um ERP não substitui a gestão orçamentária

Avatar

por Accountfy
em 9 de maio de 2019

A crise financeira enfrentada pelo Brasil nos últimos anos reforçou a necessidade do corte de gastos, orçamentos cada vez mais enxutos e investimentos calculados. Apostar em tecnologias aumenta o controle desses orçamentos, otimizando o tempo dedicado à coordenação dessas informações e gerando mais agilidade à geração de dados relevantes ao negócio e que ajudem na tomada de decisões.

Muitas empresas apostam em sistemas ERP para o controle dessas informações. O ERP é um sistema responsável pela automatização de todas as operações diárias de uma empresa, que busca facilitar a gestão, integrando e otimizando processos. Esse sistema facilita o controle do fluxo de caixa, contas a receber, balanço contábil, entre outras atividades essenciais para o controle financeiro corporativo.

Mas um ERP não deve ser a única aposta de uma empresa, pois este não substitui a necessidade de uma gestão orçamentária eficiente. Entenda por quê.


Como um software de gestão orçamentária pode ajudar?

A implantação de um software de gestão orçamentária permite o controle por meio da projeção do fluxo de caixa. Ocorre que as informações obtidas pelo ERP devem ser usadas como complemento na gestão orçamentária, sendo esta uma ferramenta de um planejamento maior e, portanto, muito mais complexo.

Numa gestão orçamentária eficiente deve haver o planejamento das despesas com antecedência, assim como devem ser previamente estimadas a previsão do valor para pagamentos de impostos e das variações provocadas pela inflação. O software permite ainda o planejamento de investimentos e uma gestão mais inteligente das despesas, cortando custos onde for possível.

A boa notícia é que a implantação de uma gestão orçamentária pode ser feita em paralelo com o uso do ERP. Em outras palavras, não é necessário que o ERP seja instalado em primeiro plano para que a gestão funcione.


Vantagens no uso de um software de gestão orçamentária

A implantação de um software de gestão orçamentária certamente trará uma série de benefícios importantes para a administração da empresa. Podemos destacar a centralização de dados, o fácil acesso a tais dados por meio de dispositivos móveis, e segurança decorrente do armazenamento destes dados na “nuvem”. Com isso evita-se duplicidade de dados, problemas com planilhas incoerentes, vazamento de informações e lentidão na tomada de decisões.

A ferramenta também permite um planejamento mais assertivo por parte de todas as áreas da empresa. Por exemplo, o RH vai conseguir organizar melhor as contratações, gerir as despesas com processos seletivos e rescisões, acompanhar investimentos em treinamentos e pagamentos de bônus aos funcionários.

Um software bem estruturado dará maior visibilidade das metas estipuladas pela empresa para o período, usando esses números como parâmetro para avaliar o desempenho dos funcionários e a produtividade da empresa. Assim, os gestores podem usar gráficos e relatórios para visualizarem melhor a situação atual da organização, usando esses painéis e números para embasar ações internas de melhoria.

O uso de um software de gestão orçamentária aumenta a segurança

É notória a diminuição do risco de vazamento de dados de um software em relação ao grande risco relacionado ao uso de planilhas. Mas o uso de um software de gestão, além de centralizar as informações recolhidas pelo ERP e as projeções feitas pelos analistas financeiros da corporação, é uma opção mais segura não só quanto ao armazenamento de dados.

Trata-se de uma ferramenta que dá mais celeridade e transparência às transações financeiras da empresa, fornecendo um quadro claro de todas as despesas, indicando até que ponto podem ser feitos investimentos, qual setor está mais carente e como é possível realocar recursos de forma inteligente e eficiente.

Com o uso do software é possível montar um orçamento que compreenda todas as unidades da empresa, que demonstre seu impacto nas contas gerais e que permita a verificação dos custos de cada centro de produção individualmente. Neste sentido, vale ressaltar que a gestão orçamentária por unidades e/ou linhas de produto dá mais sustentação para a sobrevivência e crescimento da organização, evitando surpresas desagradáveis e aumentando a transparência de todas as movimentações, enquanto o ERP tem um alcance limitado.

Possíveis problemas provocados por gastos extraordinários e imprevistos podem ser contornados com mais facilidade, dando fôlego para empresa se recuperar e conseguir meios para cobrir essa despesa.

A solução proposta pelo Accountfy permite uma gestão orçamentária completa, que permite desde a projeção e acompanhamento detalhado dos custos e receitas da empresa até a avaliação dos riscos em investimentos e centralização de informações de diversas filiais. As demonstrações financeiras podem ser customizadas, facilitando a análise de dados e a tomada de decisões.Entre em contato conosco, conheça a nossa plataforma e entenda como podemos ajudar a sua empresa, indo muito além do que os softwares de ERP são capazes de oferecer.

Avatar

Somos uma plataforma SaaS para otimização das tarefas rotineiras de controladoria e planejamento financeiro. Venha para o Accountfy e dedique seu tempo para tarefas que geram valor.

Você também pode gostar…

Facebook Linkedin

© Accountfy 2019. Todos os direitos reservados. Do Brasil para o mundo. Termos de uso