ERP ou CPM: qual a ferramenta ideal para o seu negócio?

Tempo aproximado de leitura: 4 minutos

Entenda a diferença entre um sistema integrado de gestão empresarial (ERP) e uma plataforma de gestão de desempenho corporativo (CPM), como o Accountfy, e porque usar ambos pode ser a melhor opção para sua empresa.

Um questionamento comum para quem busca uma solução em finanças é qual o software ou plataforma ideal para a sua necessidade. Dentre tantas opções, é comum a confusão entre as entregas do ERP e do CPM.

Mas se sua empresa não tem um ERP, cabe contratar um CPM primeiro? Ou então, se o CFO precisa de uma plataforma para análise, o ERP dará conta sozinho? Antes de decidir entre martelo e chave, é preciso compreender se estamos falando de prego ou parafuso.

ERP: o centralizador de todas as informações operacionais

“ERP é onde as empresas conseguem fazer todo o controle contábil, de folha, contas a pagar e a receber por exemplo. Isso são informações e transações que devem ser cadastradas ao longo do mês de acordo com cada atividade e cada operação. No final do mês, quando todas as movimentações estão cadastradas, que é gerado o razão ou o balancete”, explica Alex Szaniecki, Head of Customer Success do Accountfy.

Após a efetivação de processos em cada uma das áreas de contabilidade, estoque, finanças, produção e vendas, o ERP consolida as informações, automatizando a geração de balancete, controle de faturamento, fluxo de caixa, entre outros.

Entre os benefícios do ERP estão: a possibilidade de padronização das informações, a otimização de processos e, sobretudo, o agrupamento dos dados transacionais de uma empresa em uma única plataforma. Diante disso, as etapas da fabricação, cadeia de abastecimento, projetos, pedidos e, por fim, finanças e contabilidade, são agrupadas por ele para abranger a gestão ampla do negócio.

Porém é nesse momento em que se iniciam as limitações do sistema de gestão empresarial. Ele dá conta dos processos operacionais, já que foca no rastreamento das informações. No momento em que os gestores precisam de análises e projeções para o processo de tomada de decisão o ERP deixa a desejar. E é aí que entram os software de CPM.

CPM: o braço direito do CFO para a tomada de decisões

Enquanto o ERP contribui para o processamento das operações no dia a dia das empresas, a plataforma de gestão de desempenho corporativo foca nos processos de gerenciamento, análise e reporte.

Ou seja, o CPM recebe os dados gerados pelo ERP, e a partir disso elabora as demonstrações gerenciais necessárias para as análises que auxiliam as empresas a atingirem seus objetivos financeiros. Portanto, seu uso é muito mais estratégico do que operacional.

Entre as principais funcionalidades de um CPM estão: automatização de demonstrações financeiras; análise de inconsistências; planejamento/modelagem de cenários e riscos; consolidação contábil; reportes financeiros; revisão de dados e criação de dashboards de monitoramentos dos indicadores-chave da empresa.

Com base nisso que é possível afirmar que o CPM é um grande aliado para as atividades rotineiras dos líderes financeiros. Os CFOs encontram nas plataformas de gestão de desempenho as ferramentas e os componentes necessários para a otimização do processo decisório em finanças, garantindo maior precisão dos dados, agilidade e suporte para seu dia a dia.

Afinal, o que faz o Accountfy?

Diferente do que muitos pensam, o Accountfy não é um ERP, mas sim um CPM. A plataforma recebe os dados contábeis, que podem ser gerados pelo ERP – balancete ou razão – e, por meio de algoritmos proprietários, os transforma em informações gerenciais.

“O ERP é muito mais pesado do que o CPM, justamente por conter todos os registros que são feitos diariamente, além de ser mais engessado. Já o Accountfy, que é uma plataforma SaaS, disponibilizada online, na nuvem, é mais leve e prática. E ainda tem o fato do SaaS ter uma implantação mais rápida e fácil, sem precisar envolver a equipe de TI”, acrescenta Szaniecki.

Com o Fluxo de caixa direto e indireto, DRE e Balanço Patrimonial gerados em segundos, o Accountfy permite tanto a revisão dos dados, quanto a análise e apresentação dos resultados. Na plataforma também é possível usar o workflow de revisão e o sistema de alertas para averiguar inconsistências ou até erros nos números do balancete.

Além disso, a criação de diversos cenários para a previsão de orçamentos, investimentos e cortes também é uma funcionalidade importante da plataforma. Com as simulações baseadas em uma metodologia robusta, o CFO tem dados mais confiáveis para tomar as decisões que impactam as operações da empresa, reduzindo os riscos de informações imprecisas.

O Accountfy ainda possibilita a visualização e comparação das informações em dashboards variados, com base em indicadores chaves, como a Taxa de Crescimento Composta. E, após revisar, analisar e consolidar todas as informações, a plataforma ainda oferece geração de reportes padronizados, bem como apresentações para a exposição dos resultados ao board, investidores, bancos, auditorias etc.

Por que considerar o ERP e o CPM como duas engrenagens de uma única máquina?

Imagine a seguinte situação: o software agrupa todas as informações, mas elas podem ter sido lançadas erradas. Nesse ponto o CPM indicará o equívoco no ERP. E com o balancete, ou razão, gerado pelo ERP, o CPM conta mais rapidamente com todos os dados necessários para sequência de análises e projeções estratégicas.

Entretanto os recursos podem ser limitados, e o tempo investido na contratação e implementação de um software pode ser crucial para a empresa. Por isso cabe se questionar: Qual a maior preocupação hoje: organizar os processos ou ter informações claras e estratégicas para facilitar a tomada de decisão?

Após refletir sobre a sua necessidade, busque informações sobre as plataformas, entenda os investimentos de capital humano e financeiro, o tempo de implantação, a necessidade envolver o time de TI e os benefício a curto, médio e longo prazo que ambas irão gerar. Mas lembre-se: o CPM, como é o caso do Accountfy, tem a possibilidade de contribuir ainda mais para os negócios que já possuem um ERP.

Quer conhecer melhor a solução ofertada pelo Accountfy? Solicite uma demonstração!

One Response

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

3 × um =

Veja também