Quais são as habilidades esperadas do controller moderno?

Tempo aproximado de leitura: 2 minutos

Por muito tempo a profissão do controller financeiro foi identificada como cargo para “ficar de olho”, formação promissora, emprego “em alta” no mercado de trabalho. Não sem motivos: os controladores financeiros são considerados os líderes e os principais “guardiões” das contas e números dos departamentos financeiros das suas empresas, fazendo par com o próprio CFO. 

O tempo passou e encaramos uma nova realidade de transformação digital, que chamou a atenção dos departamentos financeiros a ferramentas, estratégias e tecnologia disruptivas. Com isso, as responsabilidades do controller financeiro também foram modificadas. Em uma economia movida a dados, essa função precisa ajudar a colocar as finanças como o centro da criação de valor e excelência operacional para negócios bem-sucedidos.

Habilidades do controller financeiro moderno

Um controlador financeiro moderno precisa ir além da análise de números, supervisão da contabilidade e esclarecimento para a alta administração. Há uma demanda por aprimoração constante das suas habilidades de comunicação interpessoal, de liderança e enriquecimento dos conhecimentos relacionados às tecnologias emergentes essenciais para competir, inovar e crescer na economia global de hoje.

Mas se o controller do do futuro, ou 2.0, precisa passar cada vez menos tempo nas tarefas tradicionais, quais deveriam ser o foco desse profissional? Entre elas estão:

  1. Visão e raciocínio críticos
  2. Trabalho colaborativo
  3. Comunicação e habilidades interpessoais
  4. Mesclar o tradicional com estratégico e inovador
  5. Conhecimento sobre ferramentas e estratégias digitais

Criamos um material discutindo o atual papel do controller influenciado por uma realidade pandêmica e uma revolução digital, ambas em curso. Clique aqui para baixar.

Nova call to action

Conteúdo
    Pesquisar

    Principais assuntos

    2 Responses

    Add a Comment

    Your email address will not be published. Required fields are marked *

    sete − 2 =

    Veja também