Como o controller financeiro pode se preparar para variações de commodities?

Tempo aproximado de leitura: 4 minutos

A Bloomberg, em matéria especial,  detalha o atual momento de variações de commodities em todo o mundo: o petróleo, minérios e suprimentos agrícolas aumentaram de valor neste ano, devido principalmente a uma demanda mais alta que a oferta.

Nesse contexto, o Brasil, com um saldo positivo na balança comercial influenciado pela crescente exportação das matérias-primas, já começa a experimentar um desequilíbrio em sua cadeia de suprimentos. O portal de economia do Uol afirma que o boom das commodities causa mais problemas do que benefícios.

Muitas empresas enfrentam escassez ou elevação dos preços de insumos. Do ponto de vista corporativo, caso tal situação não seja controlada, há aumento no custo de produção ou até mesmo paralisação da linha.

Os controllers financeiros têm o desafio de reduzir os impactos financeiros das variações de commodities, garantindo uma atuação estratégica no gerenciamento de riscos.

Continue a leitura e verifique algumas táticas para que o controller se antecipe aos riscos das flutuações dos preços e da disponibilidade das commodities, protegendo o desempenho da empresa.

Armazenamento e controle de qualidade dos produtos

O armazenamento de commodities, sempre que for possível, contribui para a estabilização dos preços dos produtos, em especial quando a demanda pela matéria-prima está em alta.

Um estoque suficiente minimiza os riscos caso o fornecimento seja interrompido, permitindo continuar as operações da empresa. Essa estratégia exige um controle contínuo da qualidade dos produtos estocados e uma análise criteriosa sobre o custo de manutenção. 

O controller que tem acesso a um bom software acompanha continuamente o estoque, obtendo informações como a quantidade e diversidade dos produtos armazenados, dentre outros fatores que o ajudam a medir e projetar o desempenho da empresa no mercado. 

Práticas de negociação

Independentemente do porte da empresa, a negociação com os fornecedores contribui na definição dos contratos. Um acordo é benéfico para ambas as partes oferecendo segurança para a transação comercial.

As parcerias de longa data com os fornecedores de commodities, mantidas através de cláusulas contratuais específicas, ajudam a garantir o fornecimento de matérias-primas com reajustes programados.

A consultoria internacional Kearney sugere que, em momentos de aumento de preço, o controller solicite transparência dos motivos que elevaram os custos e se há chances de ser algo transitório.

A Kearney disponibiliza este quadro com argumentos para serem utilizados durante à negociação:

Gerenciamento de dados

Uma companhia que registra todas as informações, desde abastecimento, armazenagem e uso das matérias-primas, pode perceber os ciclos do mercado e se preparar para momentos de variações de commodities e seu fornecimento.

O gerenciamento de dados, quando feito a partir de referências confiáveis e amparado por uma tecnologia moderna e eficiente, possibilita que o controller tenha insights e possa tomar decisões mais embasadas.

A McKinsey & Company explica que a tecnologia na gestão de dados é uma das soluções para minimizar os vieses comportamentais dos controllers, especialmente, durante os períodos de incertezas no abastecimento de matérias-primas, nos quais é preciso controle emocional, agilidade e precisão nas iniciativas de controle de custos.

O consultor financeiro Omer Abdullah, especialista em supply chain, explica em artigo que as empresas passam por estágios no gerenciamento dos riscos inerentes à comercialização de commodities. 

A maturidade, segundo Abdullah, está na utilização dos dados para além do monitoramento e controle de custos da matéria-prima. A tecnologia aliada a rápida consolidação de informações permite que gestores financeiros tenham previsões do fornecimento de commodities.

Uma única fonte de dados segura e oficial ajuda todos os departamentos a terem percepções sobre o fluxo das commodities em uma organização, precavendo-se de crise de abastecimento e mercado.

Fica a ressalva que o controller não deve se limitar às tendências históricas dos preços. A experiência entre os anos 2020 e 2021 demonstra que oferta e demanda podem alterar inesperadamente. A liderança financeira deve reagir rapidamente alterando as negociações e utilizando as demais iniciativas citadas.  

Análise do mercado e práticas de hedge

Todas as práticas citadas acima são consideradas hedges ou mecanismos de proteção aos riscos financeiros. A consultoria McKinsey explica que inicialmente a organização deve entender profundamente qual é o nível de sua exposição aos preços de commodities para depois definir as abordagens.

“A melhor estratégia deve envolver considerações de diferentes tipos de hedging, incluindo acordos de preço fixo de longo prazo com fornecedores e compradores, bem como uma presença expandida na cadeia para evitar dependência a mercados intermediários ou instrumentos financeiros”, afirma a consultoria.

A consultoria KPMG esclarece que diante dos mecanismos de proteção às variações de commodities, as organizações também devem realizar o hedge contábil, inserindo em suas demonstrações contábeis o detalhamento sobre os gastos envolvidos com o gerenciamento de risco, principalmente aos adeptos da IFRS 9.

As empresas que se antecipam e demonstram como lidar diante da alta dos preços ou da indisponibilidade das commodities tendem a ter melhor desempenho operacional e financeiro, mesmo que o mercado não esteja favorável à acessibilidade da matéria-prima.

Considerações

O controller que reconhece e dimensiona o risco das commodities planeja suas reações diante de um momento instável no abastecimento. 

Com impressões embasadas em dados, o controller pode disponibilizar informações confiáveis à alta administração tornando-se parceiro estratégico nas tomadas de decisão. A cultura integrada entre os stakeholders também contribui para minimizar os riscos financeiros em relação ao fornecimento de matérias-primas.

Nova call to action

One Response

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

5 × quatro =

Veja também