Dia do livro: dicas de leitura para aprender mais sobre contabilidade

Tempo aproximado de leitura: 4 minutos

Neste dia mundial do livro separamos dez títulos para você ficar bem informado sobre essa ciência única

Em 23 de abril é celebrado o dia mundial do livro. Além desta importante comemoração, nesta semana, no dia 25, a contabilidade também é homenageada. Por isso, reunimos essas duas datas e listamos dez livros úteis tanto para profissionais da área quanto para quem busca saber mais sobre o assunto.

São títulos que abrangem desde questões técnicas sobre a contabilidade até dicas para melhorar a análise financeira. Esses textos podem estimular a reflexão acerca do papel do contador e sua atuação no mercado e trazer insights para inovar na gestão do seu negócio.

Confira a seguir alguns livros que você precisa ler:

A culpa é do meu contador, de Douglas Gomes Filho

Esse livro oferece dicas à empreendedores que buscam entender melhor como a contabilidade pode contribuir para o desenvolvimento do negócio. Já para os profissionais da contabilidade, a leitura é válida por indicar o que os gestores buscam em um contador e como é possível transformar a entrega desse serviço em uma relação estratégica que agrega mais valor aos clientes.

Informações extras: 202 páginas / disponível nas versões física e ebook

Dobre seus lucros, de Bob Fifer

Caminhos para maximizar lucros, com base em experiências reais que deram certo para diversas empresas, é o conteúdo desse livro. Portanto, ele pode ser útil para aqueles que buscam entender melhor como uma gestão financeira, baseada na contabilidade bem aplicada, pode diminuir gastos, facilitar o cálculo de valores e tornar os processos de venda mais eficientes, e consequentemente, gerar mais lucro.

Informações extras: 208 páginas / disponível nas versões física e ebook

Business Intelligence e análise de dados para gestão do negócio, de Ramesh Sharda, Dursun Delen e Efraim Turban

Apesar de não ser um livro específico sobre contabilidade, ele pode contribuir muito para a reflexão sobre como os dados, principalmente contábeis, podem ser armazenados, analisados e transformados em informações úteis para os processos de tomada de decisão em empresas. Por meio de bases teóricas e conceituais, ele abrange desde os meios de captação de dados até o uso de novas tecnologias voltadas para Business Intelligence.

Informações extras: 614 páginas / disponível somente na versão ebook

Contabilidade geral e avançada Esquematizado®, de Eugenio Montoto.

Compilado de normas nacionais e internacionais de contabilidade. Além do conteúdo geral sobre a área, em uma linguagem didática, esse livro também traz análises de balanços, esquemas gráficos e quadros. Serve como base para as jornadas de estudos, tanto para iniciantes quanto para experientes profissionais da contabilidade, pois inclui exercícios sobre os temas com respostas comentadas.

Informações extras: 1216 páginas / disponível somente na versão física

O futuro do dinheiro, de Rudá Pellini

Como se preparar para um mercado em tempos de bitcoins, blockchain, fintechs e outras tecnologias? Esse livro serve como auxílio para quem busca a resposta para essa pergunta. Ao abordar esses assuntos, com uma linguagem simples, o autor propõe uma reflexão sobre as mudanças causadas pela atual revolução financeira. Além disso, os capítulos são acompanhados de trechos de entrevistas com especialistas de economia, finanças, investimentos e inovação do Brasil e do mundo.

Informações extras: 208 páginas / disponível nas versões física e ebook

Contabilidade empresarial – instrumentos de análise, gerência e decisão, de José Carlos Marion

Mecânica de escrituração, elaboração das demonstrações financeiras e, principalmente, análise de relatórios contábeis, esses são os focos do livro. O autor indica ainda como entender a natureza dos dados contábeis, seu significado e como eles podem ser utilizados nas tomadas de decisão, destacando como a tecnologia pode ser usada para otimizar o trabalho do contador.

Informações extras: 544 páginas / disponível nas versões física e ebook

Perícia contábil, de Paulo Cordeiro de Mello

Como o título já indica o objetivo deste livro é abordar os procedimentos técnicos do trabalho de perícia contábil. O livro percorre distintas situações que fazem o judiciário acionar um perito para a análise das informações contábeis, como levantamento de perdas e danos, revisão de encargos financeiros e prestação de contas. Além disso, o livro indica em quais situações um perito contábil pode contestar processos judiciais.

Informações extras: 176 páginas / disponível nas versões física e ebook

Ética na contabilidade, de Maurilio Camello e Osni Moura Ribeiro

Tão importante quanto a utilização prática da contabilidade é debater sua função social. Este livro leva ao leitor à reflexão sobre os princípios e a legislação que orienta a atuação dos profissionais dessa área. Por isso os autores trazem aspectos filosóficos da ética e aplicam à prática contábil, além de uma exposição analítica do Código de Ética Profissional do Contador.

Informações extras: 344 páginas / disponível somente na versão física

Como declarar Imposto de Renda de ações e FII?, de Felipe Celidonio Bertoldo da Silva

Esse guia rápido é útil tanto para investidores quanto para os profissionais da contabilidade que precisam declarar as ações e fundos de investimentos mobiliários de seus clientes. Portanto o autor detalha as informações necessárias para fazer a declaração ao Leão de forma eficaz, sem erros, mesmo que parte dos ganhos seja isenta.

Informações extras: 35 páginas / disponível somente na versão ebook

Manual de Contabilidade Societária, de Eliseu Martins, Sérgio de Iudícibus, Ariovaldo dos Santos e Ernesto Rubens

E não poderia faltar o livro conhecido como a “Bíblia dos contadores”. Porque esse clássico é ideal para quem está começando a atuar como profissional da contabilidade e para os contadores experientes que buscam se atualizar. Uma vez que o texto traz as normas que podem ser aplicadas desde as companhias abertas, sociedades por ações fechadas, sociedades de grande porte até as pequenas e médias empresas, acompanhadas de interpretações e orientações sobre suas aplicações.

Informações extras: 824 páginas / disponível nas versões física e ebook

Conteúdo
    Pesquisar

    Principais assuntos

    Add a Comment

    Your email address will not be published. Required fields are marked *

    sete − 1 =

    Veja também